Doença Celíaca
A doença celíaca é uma enteropatia crônica imunomediada precipitada pelo glúten da dieta em indivíduos geneticamente predispostos.
Apresenta um amplo espectro de manifestações clínicas, incluindo complicações como deficiência nutricional e câncer, sendo de fundamental importância uma avaliação com gastroenterologista. Pode ser assintomática por longo período ou manifestar-se com dor abdominal, diarreia, constipação, borborigmos, cansaço, dermatite herpetiforme, anemia, osteoporose, infertilidade, emagrecimento, manifestações neurológicas, deficiência de vitaminas, entre vários outros sinais/sintomas.
O diagnóstico se da por meio da combinação de testes sanguíneos associados à endoscopia digestiva alta com biópsia duodenal.
O tratamento é feito por meio da retirada total do glúten da dieta, com especial atenção a contaminação cruzada, que seu médico explicará melhor em consulta. Em casos raros, pode ser necessário uso de corticoides, imunossupressores ou terapia biológica. É uma doença que deve ser acompanhada por médico especialista por toda vida.