Constipação Intestinal Crônica
A constipação intestinal é uma condição complexa e multifatorial. Pode ser classificada em primária (desordens de defecação, trânsito lento ou trânsito normal) e secundária (orgânica - distúrbios endócrinos, neurológicos,medicações, doenças primárias do cólon).
O diagnóstico é basicamente clínico, uma anamnese detalhada é fundamental, a partir dela e da presença ou não de fatores de risco é que serão direcionados os exames complementares. E, ao contrário do que muitos pensam, a colonoscopia não é um exame essencial para diagnóstico, essa será solicitada em alguns contextos específicos.
O tratamento tem enfoque em mudanças no estilo de vida, incluindo medidas dietéticas, comportamentais e orientações sobre o hábito evacuatório. Aumento na ingestão de fibras, atividade física e consumo adequado de água são essenciais. Em casos selecionados, o uso de medicações laxativas ou procinéticos está indicado e, para pacientes que apresentam desordens de defecação, a terapia de reabilitação do assoalho pélvico tem bons resultados.